Privatizações com cheiro a negócio

0 Posted by - March 22, 2014 - Blog

O ministro Jorge Moreira da Silva afirmou, sobre a greve dos trabalhadores da Valorsul e sobre o facto da Câmara Municipal de Lisboa ter recorrido a outros operadores:

“Registo com desagrado que alguns [municípios] estão interessados em desvalorizar a empresa porque avançam com uma contestação que está a criar condições para que a empresa tenha um menor valor e que alguns candidatos com propostas estratégicas mais elevadas se possam desinteressar”, afirmou Jorge Moreira da Silva.

O ministro queixava-se de a Câmara Municipal de Lisboa ter aproveitado a greve para usar operadores que não os da sua área, à revelia do estipulado superiormente.

Não entendo. Eu julgava que a vantagem da privatização era ter um operador privado, habituado ao risco, dinâmico, capaz de com os mesmos recursos fazer mais. Mas afinal não. Parece que vai ser alguém que vai pagar um activo público,  com aquele frenesim do vendedor que quer ver dinheiro à vista,  mas com uma contrapartida: um mercado garantido – público, claro –  e – por causa disso mesmo – levado ao fim de certo tempo a aumentar as tarifas, como forma de melhor viabilizar o negócio adquirido.

Ou seja, o risco fica todo do lado público e do consumidor. Mais uma vez, tal como aconteceu com os negócios que, mais tarde, se veio a criticar como desastrosos.

Mas neste, ainda vamos a tempo.